0

Pressão arterial

https://enfermageandotc21.blogspot.com/

Enfermageando
Olá amigos leitores, os batimentos do coração resultam em um volume de sangue que passa pela artéria aorta e quando ele passa pelas artérias, ocorre uma contração, para que ele seja lançado para frente.
Vamos conferir!

Pressão arterial

<A pressão arterial é o que faz com que o sangue circule pelo organismo e se inicia a partir das batidas do coração. É a força do bombeamento de sangue feito pelo coração nos vasos. O coração bate e o sangue é jogado pelas artérias. Nesses vasos sanguíneos, as artérias, suas paredes contraem e relaxam para que o sangue circule por todas as partes do corpo. A pressão arterial pode ser alterada, dependendo do volume e espessura do sangue, da frequência cardíaca e da elasticidade dos vasos.


Os batimentos do coração resultam em um volume de sangue que passa pela artéria aorta e quando ele passa pelas artérias, ocorre uma contração, para que ele seja lançado para frente. Esse processo é necessário para que o sangue chegue em partes distantes do corpo, como os pés. A pressão arterial pode alterar com base nas atividades realizadas pela pessoa durante o dia. Ela aumenta quando as pessoas realizam atividades físicas  e abaixa quando o corpo está calmo ou quando se dorme.


Não existe um valor exato; porém, a pressão de 120/80 mmHg representa um número ideal. O símbolo mmHg que dizer uma medida de pressão calibrada em milímetros de mercúrio.

O número que representa um valor maior recebe o nome de sistólico e representa a pressão da artéria quando o coração bombeou o sangue. Já o segundo número, representado por um valor menor, recebe o nome de diastólico e faz referência à pressão nessa mesma artéria quando o coração fica relaxado depois de contrair. 

O dia 26 de abril é considerado o Dia Nacional de Combate à Hipertensão. Em 2011, foi aprovada uma lei que disponibiliza medicamentos gratuitos para quem possui hipertensão. Esses remédios são distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pelo programa farmácia popular, do Governo Federal.

Avaliação da Pressão Arterial


Sistólica              Diastólica               Nível

130                    85                   Normal
130-139               85-89              Normal limítrofe
140-159               90-99              Hipertensão leve
160-179               100-109            Hipertensão moderada
Acima de 179      Acima de 109    Hipertensão grave e severa
Acima de 140      Menor que 90   Hipertensão Sistólica Isolada

referências:Guia online da pressão alta
imagem:google>

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…

Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.

***************************************************

ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário