0

Automedicação??

https://enfermageandotc21.blogspot.com/

Enfermageando
Olá amigos leitores, uma prática muito comum hoje em dia é automedicação, todo mundo tem mania de automedicação afinal quem nunca tomou um remédio sem prescrição após uma dor de cabeça ou febre.
Vamos conferir!

Automedicação??

A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, pode trazer consequências mais graves do que se imagina.

O uso inadequado de medicamentos pode levar desde a uma reação alérgica leve até a um quadro grave de intoxicação, além de mascarar alguns sintomas de uma doença mais grave, atrasando o diagnóstico e comprometendo o tratamento.

Cuide melhor da sua saúde.

O acompanhamento médico é fundamental na hora de usar um medicamento, mesmo este sendo vendido sem obrigatoriedade de uma prescrição médica. O médico é a única pessoa com as condições adequadas para avaliar as necessidades de um paciente, seu histórico de saúde, possíveis interações medicamentosas e possibilidades de alergias, prescrevendo de forma adequada um tratamento.

Por isso,  devemos estar atentos aos perigos da automedicação:

•A automedicação pode levar a erros de diagnósticos, à escolha de uma uma terapia inadequada e pode retardar o reconhecimento de uma doença, com a possibilidade de agravá-la.
•Os medicamentos que já foram anteriormente prescritos podem não ser mais efetivos para uma reincidência da doença. A não ser que o médico já tenha orientado desta forma.
•Sintomas iguais podem ter causas diferentes. Os sintomas são apenas um dos indicativos de problemas de saúde. Antes da prescrição, a consulta médica, o exame clínico e a realização de exames complementares são fundamentais.
•Interações medicamentosas podem ter consequências graves para a saúde. O médico tem competência para avaliar que tipos de medicamentos podem ser tomados em conjunto.
•Os médicos devem ser cautelosos ao fazer suas prescrições, usando letras legíveis ou prescrições impressas, além de orientar sobre o uso correto e os cuidados quanto à substituição dos medicamentos prescritos.

Analgésico


Usado para aliviar dores leves e moderadas. Há vários princípios ativos nas substâncias dos analgésicos, cada um com uma reação adversa:

Paracetamol (Tylenol, Naldecon)
· Complicação: a superdosagem expõe o fígado a danos irreversíveis, como a hepatite.

Dipirona (Novalgina, Neosaldina)
· Complicação: causa queda de pressão arterial e problemas do sangue.

Ácido acetilsalicílico (Aspirina, Melhoral)
· Complicação: esse é um veneno para quem tem úlcera. Pode provocar um ataque em quem sofre
de asma e agrava doenças dos rins e do fígado.

Antitérmico

A febre surge quando há no corpo alguma infecção, inflamação ou lesão. Esses problemas causam no organismo uma confusão no mecanismo de controle de temperatura. Os antitérmicos evitam que isso aconteça.

· Complicação: doses exageradas podem baixar, por algum tempo, o número de células de defesa
no organismo.

Anti-inflamatórios
Quando o corpo sofre uma lesão ou é atingido por doenças inflamatórias, a região afetada recebe doses elevadas de uma substância que inflama e incha os tecidos. Isso provoca dor e febre. Os anti-inflamatórios barram esse processo.

· Complicação: em excesso, os remédios desse tipo causam problemas cardiovasculares, inchaço nas pernas e hipertensão. Eles também aumentam o risco de úlceras e gastrite.

Antibiótico

Se o nosso organismo está com infecções causadas por bactérias, os antibióticos entram em ação para evitar que elas se multipliquem.


· Complicação: o uso em excesso pode aumentar a resistência das bactérias contra o medicamento. Isso diminui bastante a eficácia dos tratamentos com esse tipo de remédio.

Bom depois de tudo isso sugiro que pensem muito bem antes de se automedicar.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…

Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.

***************************************************

ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário