0

História de Ana Neri

https://enfermageandotc21.blogspot.com/

Enfermageando
Olá amigos leitores nessa postagem vamos esmiuçar a historia de ANA NERY - A Primeira Enfermeira do Brasil (*13/12/1814 + 20/05/1880)
Vamos conferir!

História de Ana Neri 

 A primeira escola oficial de enfermagem de alto padrão no Brasil, fundada por Carlos Chagas em 1923, recebeu em 1926 o nome de "Ana Néri", em homenagem à primeira enfermeira brasileira, que serviu como voluntária na guerra do Paraguai. Ana Justina Ferreira Néri nasceu na vila de Cachoeira de Paraguaçu-BA, em 13 de Dezembro de 1814.

Viúva do capitão-de-fragata Isidoro Antônio Néri, viu seus filhos, o cadete Pedro Antônio Néri e os médicos Isidora Antônio Néri Filho e Justiniano de Castro Rebelo; seus irmãos Manuel Jerônimo Ferreira e Joaquim Maurício Ferreira, ambos oficiais do exército, serem convocados para a Guerra do Paraguai.

Ana Néri escreveu então ao presidente da província uma carta em que oferecia seus serviços como enfermeira enquanto durasse o conflito.

Partiu da Bahia, de onde nunca saíra, em 1865, para auxiliar o corpo de saúde do Exército, que era pequeno e contava com pouco material. Começou seu trabalho no hospital de Corrientes, onde havia, nessa época, cerca de seis mil soldados internados e algumas poucas freiras vicentinas. Mais tarde, assistiu os feridos em Salto, Humaitá, Curupaiti e Assunção.

Mulher de posses, com seus recursos montou na capital conquistada, na própria casa onde morava, uma enfermaria limpa e modelar. Ali trabalhou, abnegadamente, até o fim da guerra, na qual perdeu seu filho Justiniano e um sobrinho, que se alistara como voluntário da pátria.

De volta ao Brasil, em 1870, Ana Néri recebeu várias homenagens: foi condecorada com as medalhas de prata humanitária e da campanha e recebeu do imperador uma pensão vitalícia, com a qual educou quatro órfãos que recolhera no Paraguai. Ana Néri morreu no Rio de Janeiro-RJ, no dia 20 de Maio de 1880.

Deixo vocês com esse tutorial sobre a historia de Ana Nery espero que ajude de alguma forma. Os créditos vão para o autor do vídeo com todo o meu carinho e gratidão.




O filme faz com que tenhamos um melhor entendimento, não deixem de ver e muito interessante.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…

Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.

***************************************************

ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Beijos imensos no coração e bom crochê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário