0

FERROPRIVA?

https://enfermageandotc21.blogspot.com/

Olá amigos leitores, para falar de anemias eu como uma boa profissional não poderia deixar de falar da  mas comum entre elas, a ferropriva.
Vamos conferir!

FERROPRIVA?

Uma das que mas atinge o ser humano, vamos conhece-la e se proteger para não adoecer embora ela seja comum a falta de ferro pode trazer diversas consequências entre elas esta a anemia ferropriva.

É mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de Ferro).
O Ferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese das células vermelhas do sangue e no transporte do Oxigênio para todas as células do corpo.
Crianças, gestantes, lactantes, meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela doença.

Sintomas
Fadiga generalizada, anorexia (falta de apetite), palidez de pele e mucosas (parte interna do olho, gengivas), menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem nas crianças, apatia.

Diagnóstico
O hemograma mostra a anemia, caracterizada pela presença de glóbulos vermelhos menores que o normal (microcitose).
 A dosagem plasmática da ferritina, forma química de armazenamento do ferro no organismo, mostra-a muito baixa ou ausente.

Tratamento 
A anemia ferropriva cura-se em dois a três meses com a administração de sulfato ferroso oral, além de uma dieta rica em carne vermelha, vegetais de folhas escuras também contêm muito ferro, mas sua absorção é menor. Os cereais de modo geral, e em particular o feijão e a lentilha, são ricos em ferro.
 Uma dieta equilibrada, portanto, deve suprir a necessidade diária de ferro, que é de 1mg, para compensar o consumo desse mineral, uma vez que a vida média do glóbulo vermelho e da hemoglobina é de aproximadamente 120 dias.

O cuidado requer sabedoria, amor, respeito e porque não fé, por isso deixo hoje uma dica muito importante e valiosa a "essência de cuidado" uns com os outros.
Cuidem-se uns dos outros, cuidem de sua família, cuidem de seus pais, irmãos, filhos, amigos, vizinhos, para que tenhamos saúde e um mundo muito melhor, fazendo assim acontecer uma corrente de paz, amor, união, fé, respeito, amizade e tudo de bom para compartilhar!
****************************************************************
Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…

Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA
REFLEXÃO:O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e de correr o risco de viver seus sonhos.
Paulo Coelho
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário