80

Medicamentos mas utilizados em urgência e emergência


http://enfermageandotc21.blogspot.com.br/
 Ola pessoas, mas uma vez falando sobre medicamentos, um assunto muito extenso na nossa profissão e eu estou muito interessada nas possibilidades de me comunicar com você leitor através das medicações, estou pesquisando e se querem uma dica muito boa na qual eu aprendi vou compartilhar poi podem ter benefícios com o meu jeitinho de aprender, (assim que comecei na profissão que tanto me fascina era muito leiga porém dedicada, ta ai uma dica extra dedicação, pois bem vamos ao real, eu observei cada medicação como um todo indicação,ação, efeito colateral e cuidados de enfermagem nos meus próprios clientes) requer atenção e observação para ter um bom entendimento e não rola decoreba não, tem que ter conhecimento no assunto não e fácil tem que se dedicar porque administração de medicamentos é um dos procedimentos de Enfermagem mais complexo e mais utilizados, que exige do profissional de enfermagem conhecimentos sobre farmacologia, matemática, habilidades técnicas e conhecimentos científicos, para reconhecer os respostas\efeitos que estes medicamentos podem causar no paciente.
 
O conhecimento e o domínio sobre as principais drogas utilizadas nas situações de urgência e emergência são fundamentais para o técnico de enfermagem que presta cuidados aos pacientes em estado crítico,então já sabem a dica é... se dedicar o máximo no conhecimento cientifico,pensando nisso dispus mas uma das minhas tabelinhas de medicamentos espero que aproveitem,eu faço cada uma de minhas postagens sempre com muito carinho e sempre pensando em você leitor

Indicação Ação ou Indicação Cuidados de Enfermagem
Adrenalina A Epinefrina é um fármaco adrenérgico; antiasmático, vasopressor e estimulante cardíaco Observar para agitação, nervosismo, tendência suicida, alucinações e anginas
Aminofilina Indicado no tratamento de asma brônquica, bronquite, insuficiência respiratória e cardíaca Monitorar balanço hídrico ou sinais de desidratação e não deve ser utilizado em gravidez ou lactação.
Ampicilina Tratamento de infecções do trato respiratório, gastrointestinal e geniturinárias Administrar com rapidez para evitar a formação de cristais na agulha de punção.
Amiodarona Antiarrítmico,Indicação arritmias supraventriculares e ventriculares.
Ação: Age na excitabilidade e na condutividade do estímulo elétrico.
No início da terapia ou durante o ajuste da dose, monitore: PA, FC e RC, diante de qualquer alteração, comunique o médico
Alteplase Trombolítico.
Indicação: tromboembolia pulmonar, IAM.
Ação: Dissolução do trombo em casos de obstrução de vasos sanguíneos.
OBS:
arritmias, sangramento, hipotensão.
Atropina Agente que atua no sistema parassimpático.
Indicação: bradicardia.
Ação: age aumentando a condução do estímulo elétrico e consequentemente  a frequência cardíaca.
OBS:
calor, rubor, taquicardia, palpitações e.
Bicarbonato de sódio: solução alcalina
Bicarbonato de sódio Solução alcalina
Indicação: correção da acidose metabólica.
Ação: neutraliza o meio ácido.
Em excesso pode causar alcalose metabólica
Brometo de Ipratrópio Indicado como bronco-dilatador na DPOC e outras patologias que causem bronco-espasmo Inspecionar a pele em busca de rações cutâneas.
Captopril Indicado para HAS e ICC Monitorar a P.A. de 30 em 30 minutos. Observar sinais de edema periférico
Cefalexina Amigdalite, otite, faringite e sinusite. Infecções respiratórias baixas. Infecção da pele e tecidos moles. Infecção geniturinária. Monitorar temperatura, reações cutâneas, edema e diarreia.
Clopidogrel Ante agregante plaquetário
Indicação: redução de eventos atero esclerose.
Ação: inibi a formação da agregação das plaquetas.
OBS:
sinais de hemorragia ou sangramentos
Dexametasona Corticoide
Indicação: diminui o processo inflamatório através da retirada no líquido intracelular.
OBS:
retenção de sódio, hipertensão, aumento de peso
Diazepan Benzodiazepínico.Indicação: tratamento da ansiedade. Relaxante muscular. Alívio sintomático da abstinência alcoólica aguda, sedação, crise convulsiva, miorrelaxante e ansiolítico.
Ação: age no SNC
monitorar estado cardíaco, reações de hipersensibilidade e diplopia.
Diltiazen Anti-hipertensivo
Indicação: hipertensão.
Ação: atua nos canais de cálcio.
OBS:
Efeitos colaterais: hipotensão, arritmias.
Dipirona Analgésico e antipirético como há riscos para o sangramento, evitar que o paciente ande descalços, evitando quedas e ferimentos.
Dobutamina cardiotônico não digitálico
Ação: correção do desequilíbrio hemodinâmico.
Ação: estimula os receptores beta adrenérgico do músculo cardíaco aumentando a força de contração.
Durante a terapia, monitore: PA,ECG,fluxo urinário, débito cardíaco, PVC, pressão sanguínea pulmonar e pressão dos capilares pulmonares
OBS:
aumento da frequência cardíaca.
Dopamina Alguns tipos de choque acompanhados de oligúria e resistência vascular periférica baixa ou normal. Choque cardiogênico e bacteremia, hipotensão intensa seguida da remoção da feocromocitoma. Monitorar estado hídrico e reações neurológicas.
Enalapril Indicado para tratar a HAS Monitorar pressão arterial e estado hídrico. Podem ocorrer reações de hipersensibilidade
Epinefrina Droga vasoativa
Indicação: reanimação cardipulmonar, reações anafiláticas e asma.
Ação: vasoconstrição periférica.
diminuição do débito urinário, visão turva, fotofobia.
Estreptoquinase Trombolítico
Indicação: tromboembolia pulmonar e IAM.
Ação: dissolução dos trombos em casos de obstrução de vasos sanguíneos.
OBS:
arritmias, sangramento, hipotensão.
Fentanil (analgésico –narcótico) ação:Como a morfina possui ação bimodal, realiza depressão de áreas cerebrais como: córtex cerebral, tálamo, córtex sensorial, os centros da tosse e respiratório e estimulo da medula espinhal, nervo vago, os centros de vômito e o núcleo do terceiro par craniano.
Indicações:Consistem em sedação, analgesia principalmente em intervenção cirúrgica
Atentar para sinais de alteração de comportamento: registrar escala de sedação de Ransay
Fenitoína Convulsão; epilepsia; estado epilético; nevralgia do trigêmeo
Ação: age no córtex motor inibindo a propagação da crise.
Atentar-se para alterações neurológicas, principalmente na fala. Monitorar estado neurológico.
Haloperidol Agitação psicomotora em casos de psicopatias agudas e crônicas, tipo mania, demência, oligofrenia e esquizofrenia Após a administração do medicamento, promover o descanso do paciente devido a risco de movimentação psicomotora involuntária.
Lidocaína Anestésico local ,antiarrítmico
Indicação: arritmias cardíacas.
Ação: age no sistema de condução elétrica do coração.
Cuidado para reações de hipersensibilidades.
Manitol diurético osmótico
Indicação: edema cerebral.
Ação: age diminuindo o edema por diferença de concentração.
OBS:
desidratação, cefaleia, náuseas e vômitos
Midazolan benzodiazepínicos
Indicação: sedação, crise convulsiva, miorrelaxante e ansiolítico.
Ação: age no SNC.
OBS:
dependência química, ataxia, diplopia, tontura, amnésia.
Nifedipino Indicado para HAS Monitorar pressão arterial.
Nistatina Candidíase oral e vulvovaginal Orientar o/a paciente a não ter relações sexuais durante o tratamento. Utilizar roupas íntimas de algodão e orientar em relação ao correto uso do aplicador vaginal.
Nitratos e nitroglicerina Vasodilatador coronariano
Indicação: angina instável e estável.
Ação: vasodilatador arterial diminuindo o consumo de oxigênio.
OBS:
hipotensão e síncope.
Nitroprussiato de Sódio Vasodilatador arterial e venoso
Indicação: emergências hipertensivas.
Ação: vasodilatador arterial e venoso.
hipotensão
Noradrenalina Droga vasopressora
Indicação: choque séptico, situações de baixa resistência periférica.
Ação: age melhorando a resistência vascular periférica, podendo diminuir o débito cardíaco
Efeitos colaterais: cianose de extremidades, hipoperfusão renal, mesentérica e hepática. 
Omeprazol Úlcera duodenal, úlcera gástrica, úlceras resistentes. Esofagite de refluxo. Síndrome de Zollinger- Ellison. Erradicação do Helicobacter pylori em combinação com antibióticos. Lesões gástricas provocadas por drogas anti-inflamatórios não esteroides. Recomendar ao paciente o não uso de alimentos ricos em gorduras e pouco saudáveis durante o tratamento
Sulfato de Magnésio Eletrólito
Indicação: pré-eclampsia, “torsades de pointes”
Ação: conversão do ritmo cardíaco.
Efeitos colaterais: redução da frequência cardíaca e respiratória, hipotonia, hipotensão transitória.
Tirofiban Trombolítico
Indicação: TEP, IAM e TVP.
Ação: dissolução dos trombos em casos de obstrução de vasos sanguíneos.
Efeitos colaterais: arritmias, sangramentos, hipotensão.
Tramadol É indicado para dor de intensidade moderada a grave, de caráter agudo, subagudo e crônico. Monitorar pressão arterial e atentar-se para náuseas e vômitos.*Durante a terapia monitore frequentemente a função intestinal

Bom esses medicamentos que dispus a vocês eu pesquisei, boa parte deles eu utilizo nos meus clientes em meu local de trabalho, se você conhece mas algum que não esta nesta tabela e sabe de outras medicações importantes que são utilizadas com frequência no CTI ou na urgência e emergência divida com agente, deixe seu comentário, vou ficar muito feliz em ter sua opinião!
*****************************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA
REFLEXÃO:#HumanizAção
Obrigado,beijos no coração!


80 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que foi útil pra você,essa e a minha intenção,então quem tem que agradecer sou eu,obrigada a você e beijos no coração!

      Excluir
    2. Michele, bom dia!
      Acontece que eu sou novo no blog e estou no 1 modulo do curso de técnico em enfermagem e simplesmente estou muito satisfeito com a sua contribuição para minha formação a suas matérias são show! muito obrigado.

      Excluir
    3. Boa tarde Osvaldo,obrigada fico feliz em saber que minhas postagens são uteis,e saber que estou ajudando,me faz querer estar sempre por perto e fazer sempre mas e melhor,eu sempre me esforço,leio e estudo bastante por isso para mim é gratificante ler um comentário de elogios.

      Excluir
    4. Ótimo.. pesquisei muito á respeito de medicações de carrinho de emergência e foi muito dificil encontrar todas as informações .. aqui estão todas reunidas numa mesma pagina.
      Parabéns.. e muito obrigada.. me ajudou muiiiiiiito !!!

      Excluir
    5. Obrigada muito bom..

      Excluir
    6. oii muto obrigada mim ajudeou muito no ultimo trabalho da materia...

      Excluir
    7. Realmente é positivo termos esse conhecimento da nossa saúde. O maior valor é a vida.

      Excluir
  2. Otimo tava presizando dessas dika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisando de dicas, né?Deus me livre de ler uma anotação sua!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Gostaria de saber qual medicameto vai no carrinho de emergência.nome comercial e genérico,forma farmacêutico,ação esperada do medicamento,cuidado de enfermagem

      Excluir
    4. Gostaria de saber qual medicameto vai no carrinho de emergência.nome comercial e genérico,forma farmacêutico,ação esperada do medicamento,cuidado de enfermagem

      Excluir
    5. Precizava - Meu Deus! que erro mais ....

      Excluir
  3. obrigada Michele vc m ajudou muito c/ a pesquisa q eu estou procurando,mas ainda falta alguns medicamentos q preciso.bjuuus.janaynah

    ResponderExcluir
  4. Foi muito bom você ter especificado bem as medicações. Adorei...Eliane Bulgarelli...Jarinu

    ResponderExcluir
  5. mto obrigada foi de grande valia

    ResponderExcluir
  6. Isto está uma Maravilha,faltam alguns tais como salbutamol é indispensável

    ResponderExcluir


  7. Obrigada por sua vontade de passar o que você sabe para mim foi dez que Deus te abençõe!


    ResponderExcluir
  8. esta sendo um dez para meu aprendizad obrigado valeu.

    ResponderExcluir
  9. Goste muito esta sendo um dez meu estudo ,e atredizado obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Exelente trabalho,me ajudou mt!!!!

    ResponderExcluir
  11. gostei muito dessa informação .obrigada..

    ResponderExcluir
  12. muito bom perfeito o trabalho de vcs parabéns

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela dica, vai-me ser muito útil

    ResponderExcluir
  14. nossa obrigada,suas informações são extraordinárias estou no segundo período do curso técnico em enfermagem e suas informações são extremamente adolescentes.

    ResponderExcluir
  15. Trabalho no pronto socorro e esse resumo é maravilhoso, Deus abençoe sua dedicação.

    ResponderExcluir
  16. vou começar a trabalhar no PSA e esse resumo é tudo de bom, ajudou demais <3

    ResponderExcluir
  17. Muito boa a postagem! Só o passarinho que desconcentra rsrsrs

    ResponderExcluir
  18. Boa noite, todos esses medicamentos tem no carrinho de emergência?

    ResponderExcluir
  19. Boa noite !muito bom estava mesmo procurando estes medicamentos para fazer um trabalho!

    ResponderExcluir
  20. Obrigada por compartilhar os teus conhecimentos, está me ajudando muito!
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  21. Muito obrigada!Ajudou muito na minha pesquisa,parabéns por compartilhar com quem está estudando e precisa de auxílio nas pesquisas.

    ResponderExcluir
  22. Muito bom, gostei!
    Bem útil, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  23. valeu................muito legal sua atitude de ajudar o proximo atraves de seus conhecimentos

    ResponderExcluir
  24. BOA TARDE FIQUEI FELIZ EM SABER QUE EXISTE PESSOAS QUE GOSTEM DE COMPARTILAR SUAS INFORMAÇOES COM O PROXIMO.BEIJOS A TODOS.

    ResponderExcluir
  25. Muito bom ainda mais este passarinho que anima a gente...

    ResponderExcluir
  26. Muito bom ainda mais este passarinho que anima a gente...

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Obrigado, vai me ajudar, estou fazendo curso de tec. enfermagem, Deus te proteja...

    ResponderExcluir
  29. Muito boa a lista dos medicamentos apesar de que esta faltando alguns como: fenergan injetável,solucortef 500mg e 100mg , glicose 50% 25%,furosemida injetável,dolantina injetável, dimorf e outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alem dos que foram publicados aqui nesse blog, estou precisando de mais 15 medicamento, usado na urgencia e emergencia... Vc poderia me ajudar?

      Excluir
    2. Alem dos que foram publicados aqui nesse blog, estou precisando de mais 15 medicamento, usado na urgencia e emergencia... Vc poderia me ajudar?

      Excluir
  30. Muito útil. Parabéns pelo empenho!

    ResponderExcluir
  31. Bem...Esse assunto é muito importante. Parabéns! !!

    ResponderExcluir
  32. Preciso de todos os equipamentos usados em urgência e emergência. Preciso de todos mesmo sem exceção de nenhum

    ResponderExcluir
  33. Este site é muito bom.para completar os procedimentos dentro da UTI..Bons estudos..
    http://googleweblight.com/?lite_url=http://www.mdsaude.com/2008/10/pacientes-na-uti.html&ei=UXVwjZAT&lc=pt-BR&s=1&m=5&host=www.google.com.br&ts=1466946505&sig=AKOVD66a9BqL8f9Pnxfc2-HGx5ATBpo3Cg

    ResponderExcluir
  34. Sou Enfermeira recém formada. ..e todo estudo é válido. principalmente no foco em artigos...

    ResponderExcluir
  35. Parabens pelo seu trabalho me auxilio bastante hoje muito obrigado você esta de parabens :)

    ResponderExcluir
  36. Obrigada Michele(s)? . Bem objetiva e útil sua tabela de medicamentos. :)

    ResponderExcluir
  37. muito bom, adorei me ajudou bastante. bjos.

    ResponderExcluir
  38. MUITO BOA SUA LISTA. DIRETA E OBJETIVA. PARABÉNS!

    ResponderExcluir
  39. Muito obrigada sua lista me ajudou muuuuuiito num trabalho de enfermagem. Gostaria de receber mais.beijos DALVA

    ResponderExcluir
  40. Muito obrigada sua lista me ajudou muuuuuiito num trabalho de enfermagem. Gostaria de receber mais.beijos DALVA

    ResponderExcluir
  41. Muito obrigada sua lista me ajudou muuuuuiito num trabalho de enfermagem.😘😘😘🖐🖐

    ResponderExcluir
  42. Obrigada pelo Trabalho e ensinamento, que Deus te abençoe nesta caminhada de ajudar ao Próximo, no momento em que ele mais necessita! Só por amor e seguindo o exemplo do nosso Mestre Jesus Cristo!!!!

    ResponderExcluir
  43. Ola Michele, tudo bem?
    Me chamo kátia estou fazendo técnico em enfermagem e justamente nesse momento estou estudando UTI, urgência e emergência.
    Muito bom e bem objetivo sua planilha mas poderia ter acrescentado uma coluna de como administrar a medicação.
    Obrigado por ter espaço para darmos nossa opinião.

    ResponderExcluir
  44. Ola Michele, tudo bem?
    Me chamo kátia estou fazendo técnico em enfermagem e justamente nesse momento estou estudando UTI, urgência e emergência.
    Muito bom e bem objetivo sua planilha mas poderia ter acrescentado uma coluna de como administrar a medicação.
    Obrigado por ter espaço para darmos nossa opinião.

    ResponderExcluir
  45. adorei foi muito bom para mim obrigada "!"!"

    ResponderExcluir
  46. Michele, sua iniciativa é muito interessante. Gostaria apenas de lhe dar uma dica. Nós da enfermagem escrevemos em prontuários, evoluções, anotações em geral e é importante escrever corretamente.Percebi alguns erros de português e isso infelizmente acaba desqualificando seu trabalho, que acredito é realizado com muita dedicação. Procure ler mais, livros revistas pois ajudará a escrever melhor.Por favor não se ofenda com meu comentário. Continue seu trabalho e desejo sucesso. Abraço

    ResponderExcluir
  47. Conteúdo excelente de certeza que sera muito útil. Obrigado!

    ResponderExcluir
  48. faltaram bastante medicamentos, mas consideravelmente, será de grande valia para nossas pesquisas, obrigado!

    ResponderExcluir
  49. Omeprazol
    Recomendar ao paciente o uso de alimentos ricos em gorduras e pouco saudáveis durante o tratamento??????????????????????????????? QUEM DISSE ISSO? EM, QUAL AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS?

    ResponderExcluir
  50. Ola obrigada adorei a lista bem explicado e objetivo faltou alguns mas ja ajudou bastante beijos

    ResponderExcluir
  51. Parabéns absolutamente bem explicado e bem elaborado.

    ResponderExcluir
  52. Sou técnica em enfermagem, e preciso montar um kit de APH na empresa onde trabalho, posso usar essa lista como base? Ou podem me indicar as medicações com uso mais frequente. Obrigada

    ResponderExcluir