0

Talassemia?

https://enfermageandotc21.blogspot.com/

Olá amigos leitores, vamos conhecer um pouco mas sobre as anemias elas estão ai para nos enfraquecer e nos deixar desanimados munidos de cansaço e fraqueza mas, esse não e o nosso caso por isso e bom que saibamos tudo sobre elas sem deixar nada a desejar.
Vamos conferir!

Talassemia? 

Com algumas orientações básicas a respeito podemos assim nos prevenir, vamos então começar falando sobre a anemia do mediterrâneo ou talassemia.

Talassemia, também conhecida como anemia do Mediterrâneo, é uma doença hereditária trazida para o Brasil pelos habitantes dos países banhados pelo mar Mediterrâneo. Sua principal característica é a produção anômala de hemoglobina, uma proteína do sangue responsável pelo transporte de oxigênio para todos os tecidos do organismo.

Existem dois tipos de talassemia 

– alpha e beta –
que podem manifestar-se nas seguintes formas:
minor, intermediária e major.

 A forma minor, ou traço talassêmico, produz um grau de anemia leve, assintomático e que pode passar totalmente despercebido.
Na forma intermediária, a deficiência da síntese de hemoglobina é moderada e as consequências menos graves.
Já a talassemia major, ou anemia de Cooley, é uma forma grave da doença, causada pela transmissão de dois genes defeituosos, um do pai e outro da mãe. Isso provoca anemia profunda e outras alterações orgânicas importantes, como o aumento do baço, atraso no crescimento e problemas nos ossos.

Sintomas Talassemia? 

Os mais comuns são:
Cansaço e fraqueza;
 Palidez e icterícia;
Atraso no crescimento;
Abdômen desenvolvido;
Aumento do baço;
 Alterações ósseas.

DiagnósticoTalassemia? 


Para estabelecer o diagnóstico, é importante levantar a história clinica e obter informações sobre a origem étnica do paciente.
 Exames de laboratório, entre eles a eletroforese de hemoglobina quantitativa e qualitativa, são importantes para determinar o tipo da doença.

Tratamento Talassemia? 

A talassemia minor não demanda tratamento específico. Em certas circunstâncias (na gravidez, por exemplo), a suplementação com acido fólico pode trazer benefícios para os portadores da doença.
A talassemia intermediária pode requerer a indicação de transfusões de sangue com a finalidade de aumentar a oferta de glóbulos vermelhos.

Portador de talassemia major necessita de transfusões de sangue regulares e de medicamentos para retirar o excesso de ferro que se acumula em determinados órgãos (terapia quelante do ferro). O transplante de medula óssea também pode constituir uma solução terapêutica nesses casos.

Ainda não se conhece a cura para a talassemia, mas há opções de tratamento que tornam possível controlar a doença;
 O aconselhamento genético para os portadores dos genes alterados da talassemia é a única forma de os pais estimarem o risco de gerar um filho com a doença;

Quanto mais cedo for detectado o problema e iniciado o tratamento, maiores serão as chances de a criança com talassemia major chegar à vida adulta.

É muito bom ter um pouco de conhecimento sobre um tudo, sempre e útil, vou deixar você com mas essa dica de cuidados e conhecimentos, aproveitem bem são dicas importantes.
*******************************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA
REFLEXÃO: É preciso que você coloque filtros em sua vida, e ao receber as notícias, sejam elas quais forem, analisar e rapidamente descartar o que não for realmente importante para sua caminhada.
Beijos imensos no coração! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário