0

Efeito adverso/Medicamentos

Medicamentos
Olá amigos e leitores, uma postagem sobre os efeitos adversos dos medicamentos, efeitos esse que para o profissional de enfermagem torna-se um dos cuidados mas importantes quando se trata de administração de medicamentos, fiquem bem atentos aos medicamentos e seus efeitos adversos.
Vamos conferir!

Efeito adverso/Medicamentos 

"EFEITO ADVERSO"

(ou efeito "indesejável")
Termo "REAÇÃO ADVERSO AO MEDICAMENTO" (RAM)
É qualquer resposta a um medicamento que seja prejudicial, não intencional, e que ocorra nas doses normalmente utilizadas em seres humanos para profilaxia, diagnóstico e tratamento de doenças, ou para a modificação de uma função fisiológica.

Quando o medicamentos é administrados, embora muitas das vezes nem nos damos conta desse fato eles podem causar a diminuição ou o aumento do efeito esperado, ou ainda o surgimento de efeitos indesejados algumas  pessoas são mas suscetíveis ao aparecimento de RAM.
 O uso de medicamentos em pessoas mas suscetíveis, exige uma cuidadosa monitoração com as reações adversas do medicamento, e com o grau de comprometimento do paciente.
O acompanhamento adequado, e o conhecimento do medicamento podem prevenir e ajudar no controle das reações adversas que possam surgir.
constituem um problema importante na prática do profissional da área da saúde. Sabe-se que essas reações são causas significativas de hospitalização, de aumento do tempo de permanência hospitalar e, até mesmo, de óbito. Além disso, elas afetam negativamente a qualidade de vida do paciente, aumentam custos, podendo também atrasar os tratamentos, uma vez que podem assemelhar-se à enfermidades

Reações adversas relacionadas com a dose do medicamento:
Ocorrem somente enquanto o indivíduo está usando a medicação e desaparecem com a retirada da mesma, acontecem com alta incidência.
Exemplo: taquicardia com o uso de broncodilatador b agonista não seletivo.

Reações farmacologicamente previsíveis:
 Envolvem interação do microorganismo com o hospedeiro e desaparecem com a retirada do medicamento.
Exemplos: antibióticos selecionando cepas resistentes, superinfecção, açucares contido nos medicamentos causando cárie dentária.

Causada por características químicas:
 Ocorre devido a concentração do agente agressor e não pelo efeito farmacológico da droga.
Exemplos: Flebite com injetáveis, queimadura por ácidos, lesão gastrointestinal por irritante local.

Reações que acontecem em consequência do método de administração:
 Pela natureza física da preparação ou mau anti sepsia, retirada a droga ou alterada a formulação cessa a reação adversa.
Exemplos: inflamação ou fibrose em torno de implantes ou infecção no sítio de uma injeção.

Reações adversas que se caracterizam por manifestações de retirada:
 Ocorrem após a suspensão da droga ou redução da dose, a reintrodução da droga pode melhorar o sintoma, são farmacologicamente previsíveis.
Exemplos: opióides, benzoadiazepínicos, antidepressivos tricíclicos, nicotina, beta-bloqueadores e clonidina. São alguns dos medicamentos que desencadeiam alterações características após retirada abrupta.

Reações que ocorrem EM PESSOAS susceptíveis, geneticamente determinada:
Desaparecem com a retirada do medicamento.
Exemplos: hemólise com o uso de sulfonamidas em indivíduos com deficiência de G6PD, porfiria.

Reações adversas geno tóxicas:
 causadas por medicamentos que promovem danos genéticos irreversíveis.
Exemplo: talidomida provocando focomelia.

Reações adversas decorrente da ativação do sistema imune:
Não são farmacologicamente previsíveis, não são relacionadas à dose. Desaparecem com a retirada da droga.
 Exemplo: choque anafilático por penicilina.


Por isso, é muito importante se informar sobre a utilização correta do medicamento com o médico e PRINCIPALMENTE procurar conhecer o medicamento e suas reações adversas, a dica cuidem se e tenham sempre muita atenção em relação aos fármacos, as prescrições medicas, todos erramos somos humanos, atenção é tudo, ate breve beijos no coração!
Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…

Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.

***************************************************

ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário