1

SUS – Sistema Único de Saúde

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Olá amigos leitores, a matéria SUS, um pouco mas sobre o sistema único de saúde, juntos podemos sair da ignorância entrar em sabedoria em questões verdadeiras para o sucesso de uma rede que busca o melhor atender, depende de todos nos... Enfim também temos nossas responsabilidades com a nação!
Vamos conferir!

SUS – Sistema Único de Saúde

A saúde:

A saúde é um direito universal e fundamental do ser humano, firmado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e assegurado pela Constituição Federal

Garantia da Saúde
“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação”.

Constituição Federal de 1988, artigo 196.

 Conceitos no SUS
Sistema – refere-se a um conjunto de várias instituições, dos três níveis do governo e do setor privado contratado e conveniado, que se integram para único fim comum.
* Os elementos integrantes do sistema referem-se ao mesmo tempo às atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde.
Unicidade – é a gestão única, por cada esfera de governo, do conjunto de elementos doutrinários e de organização do sistema de saúde.
* Seus princípios são a universalização, a equidade, a integralidade, a descentralização e a participação popular.
Saúde – "Qualidade de vida", encarar saúde apenas como ausência de doenças nos legou um quadro repleto não só das próprias doenças, como de desigualdades, insatisfação dos usuários, exclusão, baixa qualidade e falta de comprometimento profissional.

*Bens e serviço  como:
Meio ambiente,saneamento,alimentação,transporte,educação,trabalho,moradia,renda,lazer enfim saúde.
O lugar do SUS na Constituição

O SUS faz parte das ações definidas na Constituição como sendo de “relevância pública”.
A saúde faz parte de um sistema mais amplo, o Sistema da Seguridade Social.
Seguridade Social
Saúde
Previdência
Assistência Social
************************************************
Enfim e esse o ponto essencial do SUS, embora tenha muito mas a se falar por hoje e só, esse novo marcador vai dar um bom suporte a essa matéria, tenham atenção e procurem entender não só gravar para uma eventual prova ok, fica a dica toda e qualquer duvida estou por aqui, pode ser que eu demore um pouquinho para responder, mas eu respondo, não sei muito mas o que sei eu faço questão de dividir, e se quiserem algo a mas se notarem que esta faltando alguma coisa e só pedir, peçam por favor, e comentem!

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…

Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO:Viva um dia de cada vez, foque nas coisas boas da sua vida e sorria mesmo quando não parece ter razões!
Beijos no coração!


Um comentário:

  1. Ola bom dia
    é com muito prazer que venho deixar um comentario no seu blog , gostei demais os assuntos sao muito interessantes ...vou aproveitar me ajudara muito no meu curso que alias ja estou terminando , voltarei outras vezes
    parabens pela pagina tao linda!!!

    ResponderExcluir