0

Hipersonia (Sonolência)

Enfermageando
Olá amigos leitores, um estou um pouco sonolenta... Não não é hipersonia, no meu caso acho que e cansaço mesmo ando trabalhando demais, é necessário.
Vamos conferir!

Hipersonia (Sonolência)

 Existem substâncias com uma importância fundamental no processo de ter sono:
 Adenosina:
 é um produto secundário de consumo de energia e, pelo que consta, esta vai-se acumulando no nosso corpo ao longo do dia, fazendo com que nos sintamos progressivamente mais cansados e com cada vez mais sono, sendo que esta substância é eliminada enquanto dormimos.Quanto maior for a duração do nosso sono, maior a quantidade de substância eliminada, resultando num excelente humor matinal!
 Melatonina: 
Que tem a função de regular o sono; ou seja, em um ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina do organismo aumentam, causando o sono.

Hipersonia ou Sonolência, é um distúrbio onde a pessoa possui dificuldade para se manter acordada durante o dia ou sono prolongado a noite.
Classificação:
Hipersonia idiopática: quando a causa não é conhecida
Hipersonia sintomática: quando for sintoma de outro transtorno ou medicamentosa (quando for efeito colateral de uma droga)

Características do sono:
Uma redução da consciência através de periódicos estados de repouso
Redução na pressão sanguínea
Redução na irrigação sanguínea no cérebro
Diminuição da frequência respiratória
Limitação das atividades do sistema nervoso

Contudo não há dúvida que o sono é uma coisa maravilhosa porém a sonolência leva a prejuízos no desempenho em todos os aspectos, (escolar, profissional, afetivo e social etc...)a sonolência excessiva têm várias  possíveis causas.
 As principais são:

. Privação crônica de sono voluntária e involuntária
. Síndrome da apnéia/ hipopnéia obstrutiva do sono
. Síndrome das pernas inquietas/ movimentos periódicos dos membros
. Medicamentos
. Narcolepsia
. Distúrbios do ritmo circadiano
. Hipersonia idiopática.

. Privação crônica de sono (PCS) 
Decorre do fato de pessoas voluntária ou involuntariamente dormir menos horas do que necessita para se sentir restaurado no dia seguinte. Nossa sociedade é, cada vez mais, uma sociedade de 24 horas, o que exige um grande número de profissionais trabalhando dia e noite, ininterruptamente.

. Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono 
É definida como episódios recorrentes de obstrução, parcial (hipopnéias) ou total (apnéias), da passagem do ar pela garganta durante o sono, resultando em queda da oxigenação e má qualidade do sono. Afeta grande parcela das pessoas que roncam, sendo este um sinal de alarme para a existência desta doença.

. Síndrome das pernas inquietas e Movimentos periódicos dos membros
A síndrome das Pernas Inquietas (SPI) é referida como uma sensação desagradável nas pernas, acompanhada de uma vontade irresistível de movimentá-las, que piora com o repouso e melhora com a movimentação. É sentida mais freqüentemente na hora que nos deitamos para dormir, provocando enorme dificuldade para o início do sono.

Os Movimentos Periódicos de Membros (MPM) atinge a 5% das pessoas acima dos 30 anos e chega a 45% dos indivíduos acima dos 60 anos de idade. A grande maioria (80%) dos pacientes com SPI apresenta MPM, não sendo o contrário verdadeiro.

Os MPM provocam sonolência diurna por fragmentarem o sono e são diagnosticados por relato do parceiro e pela polissonografia. São movimentos estereotipados dos membros com extensão do hálux (polegar do pé), flexão da perna sobre a coxa e dessa sobre o quadril. Movimentos dos membros superiores podem acompanhar esses movimentos dos membros inferiores nos casos mais graves.

Os dois transtornos podem estar associados a condições como gestação, doenças renais ou neurológicas, anemia por carência de ferro, uso de medicamentos como antidepressivos tricíclicos, neurolépticos, lítio ou retirada de benzodiazepínicos (diazepam, lorazepam, etc).

. Medicamentos
A sonolência pode ser devida ao uso de drogas (maconha, álcool, etc) e inúmeras medicações como tranquilizantes, hipnóticos, antialérgicos, anticonvulsivantes, antidepressivos, neurolépticos, etc.

. Narcolepsia 
É uma síndrome que se caracteriza por:
a) ataques irresistíveis de sono durante o dia
b) cataplexia (perda do tônus muscular frente a emoções fortes boas ou más, localizado ou generalizado, geralmente bilateral).
c) paralisias do sono (o paciente ao acordar, não consegue se mover)
d) alucinações no início do sono ou no fim do sono.

Fatores genéticos estão envolvidos com o aparecimento da narcolepsia. A transmissão genética da narcolepsia em humanos não obedece às regras mendelianas, trata-se de uma herança complexa, multifatorial na qual fatores ambientais têm papel importante. Embora a maioria dos casos seja esporádica e não familiar, o risco de um parente de 1° grau de um paciente narcoléptico ter o mesmo distúrbio é 40 vezes maior que na população em geral.

. Distúrbios do Ritmo Circadiano 
Circadiano provém do latim “cerca de um dia” (circa diem). Para facilitar a compreensão destes distúrbios imagine que o ritmo circadiano do nosso sono é o nosso “relógio biológico”. Então podemos dizer, mais simplificadamente, que os distúrbios do ritmo circadiano do sono são alterações dos horários “normais” do sono de nosso relógio biológico que provocam sintomas de insônia, fadiga, cansaço, entre outros.
Existem vários distúrbios do ritmo ciarcadiano.

Os principais são:
Síndrome Jet-Lag
Síndrome do Avanço da Fase de Sono
Síndrome do Atraso da Fase de Sono
Distúrbio dos Trabalhadores em Turnos

. Hipersonia primária (HP)
A característica essencial da HP é a sonolência excessiva por um período mínimo de 1 mês, evidenciada por episódios prolongados de sono ou por episódios de sono diurno ocorrendo quase que diariamente. Em indivíduos com HP, a duração do principal episódio de sono (para a maioria dos indivíduos, sono noturno) pode variar de 8 a 12 horas, sendo freqüentemente seguido por dificuldade de despertar pela manhã, sendo a qualidade do sono noturno normal.


Diagnostico da hipersonia:

O paciente deve apresentar "sintomas" por pelo menos um mês e esse transtorno deve ter um impacto significativo sobre a vida (social, funcional e emocional) do paciente. 
Sintomas podem ser :
Ansiedade
Irritabilidade
Diminuição da energia
Inquietação
Pensamento lento
Fala lenta
Perda de apetite
Alucinações
Problemas de memória.

Tratamento da hipersonia:

O tratamento da sonolência deve ser focado nas causa do problema.
Deve-se procurar a ajuda de um médico especialista em distúrbios do sono (medicina do sono) para realizar-se o correto diagnóstico e o subsequente tratamento ideal para cada caso.

Pessoas com hipersonia devem evitar dirigir e utilizar ferramentas/máquinas perfurantes ou cortantes utilizar enquanto estiverem sonolentas, e é comum em trabalhadores noturnos, que nesse caso passam tanto o dia quanto a noite com sono mesmo dormindo mais de 8 h por dia.
 
Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário