0

Doação sanguínea

https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Enfermageando
Olá amigos leitores, sabem eu sempre fui doadora, e sempre gostei deste ato, já tive duvidas, é normal, essa postagem que preparei pra você é especial, tirem muito proveito dela ok!
Vamos conferir!

Doação sanguínea

Quem pode doar
Ser um doador é simples: basta estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita antes dos 60 anos), pesar mais do que 50kg, ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24, estar bem alimentado, isso mesmo ir doar sangue em jejum e mito, estejam bem alimentados, mas sem abuso, nada de alimentos gordurosos e apresentar um documento com foto.
Homens podem doar a cada 60 dias, e mulheres a cada 90.

Quem não pode doar
Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, sofre de hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de Chagas, faz uso de drogas ilícitas injetáveis ou tem malária.


 O que pode impedir a doação

Se você estiver resfriado, deve esperar sete dias depois do desaparecimento dos sintomas. Se estiver grávida, deve esperar 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana. No caso de estar amamentando, a doação só pode ocorrer depois de 12 meses.
Outros casos que impedem a doação: você não pode ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação, ter feito uma tatuagem nos últimos 12 meses ou ter visitados os seguintes estados no último ano: Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins (já que são locais com risco de contração de malária).

 Quantidade de sangue que é coletado

450 ml

O que é feito com o sangue doado
O sangue é separado em hemocomponentes, como concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma fresco. Após a realização dos testes laboratoriais, esses hemocomponentes são enviados aos hospitais para serem usados em pacientes que estão com sangramentos, em tratamento quimioterápico, para cirurgias, transplantes etc. O plasma excedente (que não foi utilizado nos pacientes) também poderá ser encaminhado à indústria de Hemoderivados – HEMOBRÁS, para produção de medicamentos que serão utilizados por pacientes portadores de doenças hemorrágicas. Cada uma dessas partes pode beneficiar uma pessoa. Cada um desses componentes é distribuído para hospitais da cidade e atende casos de emergência e pacientes internados.

O que é doação de plaquetas por aférese
É uma doação seletiva, onde um pequeno volume de plasma e prioritariamente as plaquetas são retiradas do doador através de uma máquina (separador celular). Esse procedimento pode ser realizado com intervalos de 48h. Não há prejuízo na doação de plaquetas sistemática, sendo possível ser realizado 2 vezes por semana, 4 vezes ao mês e até 24 vezes ao ano, isso devido a perda plasmática durante a doação.

O que fazer depois da doação
Não deixe o banco de sangue antes de ficar sentado por pelo menos 10 minutos.
Aproveite este tempo para comer e beber alguma coisa.
Os locais de coleta sempre oferecem pequenos lanches.
Nas primeiras 24 horas você deve ingerir grande quantidade de líquido, preferencialmente água, chás ou sucos naturais.
Não faça de exercícios físicos por 12 horas.
Não tire o curativo no local da agulha por, no mínimo, quatro horas.
Se você tiver febre, diarreia ou outro sintoma de doença infecciosa até sete dias após a doação, deve comunicar o banco de sangue.

Exames realizados no sangue doado
 Tipagem sanguínea, sorologia e NAT (teste do ácido nucleico) para hepatite C e HIV (vírus da Aids), sorologia para hepatite B, doença de Chagas, sífilis, e HTLV. [Ver etapas da Doação]

Comunicado se algum exame der alterado
Se algum exame der alterado, é enviada correspondência para a residência do doador solicitando o seu comparecimento para receber orientação médica e coletar nova amostra de sangue. É importante que o doador não deixe de ir ao SER COMUNICADO PELO BANCO DE SANGUE para que possam ser esclarecidas as dúvidas. Resultados reagentes nos testes sorológicos de triagem podem ocorrer por vários motivos, não significando, necessariamente, que exista alguma doença.

Onde doar
O Ministério da Saúde disponibiliza uma lista com bancos de coleta por todo o país nesse link.

Bom é isso, eu convido a todos a doarem é simples e a dor é menor que a solidariedade que podemos praticar, espero que gostem da postagem e beijos enormes no coração!

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…

Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.

***************************************************

ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Beijos imensos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário