4

Noradrenalina (norepinefrina)

Enfermageando por amor
Olá amigos e leitores, humm estava um pouco ansiosa com essa postagem, sei que ela vai ajudar muito principalmente quem esta começando e quem trabalha direto com estes medicamentos.
Vamos conferir!

 Noradrenalina (norepinefrina)


Pensei bastante e vi que foi exatamente assim dessa maneira que comecei entender e gravar na mente cada medicamento me lembro que tive medo, e um fato na minha vida que que me ajudou a chegar nesse aprendizado foi uma conversa que tive com um chefe, ele citou: Michele eu também fui iniciante um dia e posso te falar que seu medo é normal.

Me deu uma grande dica que venho dividir com vocês, estudem um medicamento de cada vez, assim fica muito mais fácil. Exemplo:
Tenho um cliente fazendo uso de "noradrenalina", estudei-a exaustivamente, as indicações, contra indicações, diluição, reações adversas e principalmente os cuidados de enfermagem. E hoje trouxe para vocês pessoas do meu coração a famosa NORADRENALINA mas, na sequencia muitos outros fármacos virão!

A noradrenalina (NA) é o neurotransmissor do sistema nervoso simpático e precursor da adrenalina.
É menos potente em que a adrenalina em receptores alfa.
Pouca ação sobre beta 2.

Indicações 
• Sepse hiperdinâmica
• Choque cardiogênico por IAM.
• Hipotensão em pacientes com baixa RVP • RCP

Contra indicações 
• Hipotensão causada por hipovolemia.

Reações adversas
• Elevação da PA em níveis indesejáveis
• Vasoconstrição periférica e visceral – IRA
• Taquicardia
• Tremores, náuseas, hemorragia cerebral

Apresentação
• 1 ampola 4ml/mg

Diluição
• (5) ampolas diluídas em 250 ml solução • SG 5%, SF 0,9%, SG10%

Estabilidade
• 24 horas após a diluição.

Cuidados de enfermagem 
• Armazenar em temperatura ambiente (15-30ºc).
• Não congelar.
• Proteção à luz.
• Administrar em BIC e em veia de grosso calibre
• A PA deve ser monitorizada a cada 15 minutos - ajuste da dose.
• A função renal também deve ser monitorizada através de dosagens de ureia, creatinina e volume de diurese.
• A droga deve ser evitada em grávidas.
• ATENÇÃO NA DILUIÇÃO
▫ Diluente: glicose a 5% (volume de 250 ml)
▫ Alguns autores não recomendam SF 0,9% - oxidação
▫ Não usar soluções com alteração de cor (rosa, amarelo ou marrom) ou se houver precipitação.
▫ Uso imediato.
▫ Descartar sobras.

Bom essa postagem vai auxiliar bastante tenho certeza, por hoje eu vou deixar vocês com dó no coração mas, volto sempre que puder, não gosto de me afastar do blog, é um robe que muito gosto!
Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…

Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.

***************************************************

ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26

Beijos imensos no coração!

4 comentários:

  1. Oi estou cursando o tecnico de enfermagem e como você disse dá um certo medo por saber que ainda tenho muito a estudar e fico me imaginando quando iniciar meu trabalho em hospitais.Enfim senti uma certa segurança em seu comentario e bastante objetiva as informações aqui contidas muito obrigada.

    ResponderExcluir