0

Regiões do abdômen




https://enfermageandotc21.blogspot.com/

Enfermageando
Olá boa tarde pessoas estou mesmo empolgada e hoje venho com algo a nível de curiosidade "para minha pessoa" mas posso dizer que é interessante tal estudo por isso o meu palpite é que vão gostar!
Vamos conferir!

Regiões do abdômen


A cavidade abdomino pelviano é a região do corpo humano mais complexa, pois os órgãos se encontram muito próximos uns dos outros o que não permite a localização exata de uma possível dor.
Para facilitar a localização dos órgãos, os anatomistas traçaram duas linhas imaginárias a partir do umbigo.
Uma verticalmente, do processo xifoide até a sínfise púbica.
Uma horizontalmente, na linha da cintura.

 Com isso é possível dividir em 4 quadrantes.
É comum ao profissional de enfermagem utilizar o método dos quadrantes para uma avaliação mais exata da região abdominal, que consiste na divisão do abdômen em quatro regiões iguais, usando duas linhas perpendiculares que se cruzam na linha umbilical.

Esta cavidade  se divide em 9 regiões, tanto para realização de exame físico, quanto para anotações de enfermagem quanto a localização de incisões e drenos.

As 9 regiões do abdome e os órgãos que compõem cada região.

🔸HIPOCÔNDRIO DIREITO: fígado, vesícula biliar
🔸EPIGÁSTRIO: estômago
🔸HIPOCÔNDRIO ESQUERDO: baço
🔸FLANCO DIREITO: rim direito
🔸MESOGÁSTRIO: intestino delgado
🔸FLANCO ESQUERDO: rim esquerdo
🔸FOSSA ILÍACA DIREITA: ceco e apêndice vermiforme
🔸HIPOGÁSTRIO: bexiga, útero e ovário
🔸FOSSA ILÍACA ESQUERDA: projeção do cólon sigmoide

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
*********************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
REFLEXÃO: Há flores por todos os lados
Bom estou mesmo de volta, vocês vão ter boas novidades, estou preparando algo especial para esse mês, afinal esse é "o mês" da enfermagem ele diz tudo gratidão a todos, deixem seus comentários, suas duvidas, me sinto muito feliz em receber o carinho de todos.
Beijos no coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário