0

Transfusão sanguínea

SISTEMA HEMATOLÓGICO
https://enfermageandotc21.blogspot.com/
Enfermageando
Olá amigos e leitores, uma tem interessante e necessário sei que vai ser benéfica a todos que utilizam o blog a nível de estudos e conhecimentos.
Vamos conferir!

Transfusão sanguínea 

A transfusão de sangue é a transferência de sangue ou de um hemocomponente (componente do sangue) de um indivíduo (doador) a outro (receptor).

As transfusões são realizadas para:
Aumentar a capacidade do sangue de transportar oxigênio,
Restaurar o volume sanguíneo do organismo,
Melhorar a imunidade ou para corrigir distúrbios da coagulação.

Dependendo do motivo da transfusão, o médico pode prescrever sangue total ou um hemocomponente como, por exemplo, eritrócitos, plaquetas, fatores da coagulação sanguínea, plasma (a parte líquida do sangue) fresco congelado ou leucócitos.
A administração de um hemocomponente específico é mais segura e evita o desperdício dos demais.

Hemocomponentes

Eritrócitos :
 Os eritrócitos, também designados como hemácias ou glóbulos vermelhos dão a cor vermelha característica do sangue.  Isso ocorre porque eles contêm um pigmento vermelho, denominado hemoglobina.  em um homem adulto, cerca de 5,5 milhões dessas células, o que corresponde a 45% do volume de sangue. Em mulheres adultas esse valor é reduzido, cerca de 4,85 milhões de células por mm³.
Plaquetas :
São elas que protegem o organismo contra uma perda excessiva de sangue. Quando nos ferimos, as plaquetas se fixam nas áreas onde os vasos foram cortados e então liberam a serotonina. O que ocorre é que os vasos sanguíneos são retraídos (vasoconstrição), por causa da serotonina, e assim diminui a perda de sangue.
Leucócitos :
Os leucócitos, ou glóbulos brancos, como também são chamados, são um tipo das células que compõem a porção do sangue que chamamos de plasma, responsáveis pelo sistema de defesa do organismo. Eles são subdivididos em: Neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos, mastócitos, células B e células T.

O componente do sangue mais comumente transfundido, o concentrado de eritrócitos (mais comumente denominado concentrado de hemácias) consegue restaurar a capacidade de transporte de oxigênio do sangue.
Esse hemocomponente pode ser administrado a um indivíduo que apresenta uma hemorragia ou uma anemia grave.
A transfusão de plaquetas pode restaurar a capacidade de coagulação do sangue.
Sem a coagulação, o sangramento não seria interrompido após uma lesão.
Os concentrados de fatores da coagulação podem ser administrados aos indivíduos que apresentam um distúrbio hemorrágico hereditário (p.ex., hemofilia*caso queira saber mas sobre o assunto, da um click  ).
Algumas vezes, é realizada a administração de anticorpos (imunoglobulinas), os componentes do sangue que combatem as infecções, para melhorar a imunidade de indivíduos que foram expostos a uma doença infecciosa (p.ex., varicela ou hepatite) ou que apresentam concentrações baixas de anticorpos.

TEMPO DE TRANSFUSÃO
Concentrado de Hemácias/Sangue Total/Plasma: Não ultrapassar 4h
Crioprecipitado: Máx. de 30‟


Cuidados de enfermagem em:


Precauções e Reações
Após verificar duas vezes que o sangue que está para ser transfundido é destinado ao indivíduo que irá recebê-lo, o sangue é lentamente administrado no receptor, cada unidade de sangue sendo administrada em 2 horas ou mais.
A maioria das reações adversas ocorrem durante os primeiros 15 min da transfusão, o receptor é rigorosamente observado durante esse período.
Após esse período, o profissional de enfermagem pode examinar o receptor a cada 30 a 45 minutos e, no caso do indivíduo apresentar uma reação adversa, ele deve interromper a transfusão.
As reações mais comuns são a febre e as reações alérgicas (hipersensibilidade), que ocorrem em aproximadamente 1 a 2% das transfusões.

Os sintomas incluem o prurido, a erupção cutânea, o edema, a tontura, a febre e a cefaleia.
São sintomas menos comuns: dificuldades respiratórias, chiados e espasmos musculares. Raramente a reação alérgica é grave o bastante para representar perigo.

Geralmente, a reação inicia como um mal-estar generalizado ou uma ansiedade durante ou imediatamente após a transfusão. Algumas vezes, o indivíduo pode apresentar dificuldade respiratória, pressão torácica, rubor e dorsalgia intensa. Muito raramente, as reações tornam-se mais graves e mesmo fatais.

Gostou da postagem? Deixe seu comentário ou sugestões…
Imagem capturada no território livre da internet, sem autoria.
***************************************************
ESTOU AQUI PARA AJUDAR E DIVIDIR MINHA EXPERIENCIA.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. Gênesis 1:26
Beijos imensos no coração!


Nenhum comentário:

Postar um comentário