0

Conceito de cuidado

Eu como técnica de enfermagem tenho o dever de me comprometer com a "saúde."O Técnico em enfermagem é um profissional da saúde que se compromete com as ações integradas a proteção, prevenção e educação, bem como a recuperação individual ou coletiva do ser humano, visando à promoção da qualidade de vida.
Saiba como se cuidar
Pratique:
Atividade física
O sono
Dieta saudável
Fazer exames regulares
Diga não as drogas
Atividade física



Sabe-se que o sedentarismo é uma das principais causas de doenças cardiovasculares,diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis. Pensando nisso e com base no" Conceito de cuidado"
vamos incentivar à prática de atividades físicas vale pedalar, jogar bola, correr, caminhar, nadar,dançar vale tudo. Pequenas atitudes podem contribuir para uma vida mais ativa e saudável!
Caminhar 30 minutos por dia, ou pelo menos 3 vezes por semana;
Descer do ônibus algumas paradas antes da habitual(essa eu pratico e ótima e da pra diminuir o estresse); Formar um grupo de dança com seus amigos;
Andar de bicicleta (use as ciclovias de sua cidade);
Trocar o elevador pelas escadas;
Correr (aproveite as praças e parques de sua cidade);
Brincar (pule corda, jogue bola, brinque com os seus amigos
Afinal o segredo para um coração saudável: atividade física
Bom não se esqueçam de se hidratar e lembre-se você pode tudo, com moderação








O sono (DORMIR 8 HORAS POR DIA)


É preciso espreguiçar, relaxar antes de dormir, como um preparatório para o sono. O  ideal é dormir cerca de 8 horas por dia, pois a estabilidade das funções cerebrais depende do sono. Ele recompõe as células e melhora o aproveitamento das energias.






Dieta saudável

A alimentação é uma preocupação constante na rotina das pessoas.
Seja para obter um estilo de vida saudável, seja para perder peso, melhorar a saúde ou, simplesmente, satisfazer uma necessidade fisiológica, comer é sempre bom.
A alimentação saudável é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e irritabilidade, além de facilitar o controle de peso.
Pode promove melhor rendimento de esportistas, potencializar o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes e contribuir para uma gestação plena e saudável.
Auxilia também no combate a diversas doenças e permite lidar melhor com as alterações naturais do envelhecimento.
•Faça de 5 a 6 refeições ao dia e evite ficar sem comer, em jejum prolongado. Tenha mais preocupação com a qualidade e não com a quantidade de alimentos.
•Coma fibras diariamente. Essa prática traz benefícios, tais como regularizar o hábito intestinal, reduzir o colesterol (diminuindo o risco de doenças cardiovasculares), além de ter papel no controle da glicemia.
•Ao comer frutas, prefira ingeri-las com casca, de forma natural, mesmo em sucos.
•Evite as gorduras de origem animal. Consuma moderadamente alimentos gordurosos de origem vegetal (óleo de soja, milho, girassol, canola, azeite de oliva, amêndoas, abacate, entre outros).
•Mantenha-se hidratado e beba de 1,5 a 2 litros de água por dia.
•Escolha legumes e verduras da estação, de preferência crus e frescos.
•Prefira carnes brancas (peixe e frango) cozidas ou grelhadas.
•Quando consumir leite e seus derivados, escolha produtos desnatados.
•Troque açúcar e mel por adoçantes. Modere o consumo de sal.
•Bebidas alcoólicas e refrigerantes devem ser evitados.
•Utilize temperos naturais (alho, cebola, orégano, cheiro verde, etc.).
•Massas, pães e cereais devem ser consumido com moderação, de preferência sem combinar dois tipos desses alimentos na mesma refeição.
•Procure ler o rótulo das embalagens dos produtos. São eles que informam as quantidades de calorias, gorduras, proteínas e sal (sódio).
•Não coma depressa: isto faz com que você coma mais e desfrute menos.
Lembre-se: a dieta balanceada, com variedades de alimentos de todos os grupos é o segredo da alimentação saudável





Fazer exames regulares
Fazer check-up regularmente também é importante para prevenir doenças. Ações simples, como fazer mamografia e o exame contra o câncer de próstata a partir dos 40 anos ajudam a detectar tumores.











Nenhum comentário:

Postar um comentário